O Estacionamento Rotativo de Jaraguá do Sul terá reajuste a partir hoje (03/01). Os aumentos variam entre 20 e 43% conforme o tempo adquirido. O tempo de 1 hora de estacionamento passará de R$ 2,50 para R$ 3,00 (20%). De 1 hora e meia, passará de R$ 3,00 para R$ 4,00 (34%). E o tempo de 2 horas de estacionamento, passará de R$ 3,50 para R$ 5,00 (43%).
Outra mudança será nos tempos de tolerância, que passará de 10 minutos para 15 minutos no inicial e de 5 para 10 minutos no final. De acordo com o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Andrade, O objetivo é dar maior tranquilidade aos usuários, tanto para aquelas paradas de curta duração, quanto para o pagamento de novo período de tempo ou retirada do veículo da vaga.
Em entrevista na RBN no ano passado, o então Secretário de Planejamento e Urbanismo, Gildo Andrade, disse que o reajuste segue a revisão tarifária, tendo os índices oficiais como referência. Será o primeiro reajuste desde o início da operação do sistema pela atual empresa, em meados de 2022. Ainda de acordo com o Prefeito, tanto o Plano Municipal de Transporte Coletivo (Lei nº. 7.326/2016), quanto a Lei nº. 7.317/2016 (que institui o Fundo Municipal do Transporte Coletivo), quanto o Decreto nº. 15.261/2021 (que regulamenta o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago), preveem que o eventual superávit do estacionamento rotativo será empregado para subsidiar o transporte coletivo.
Questionado sobre os percentuais de aumento, o Secretário disse que o ajuste segue a revisão tarifária com índices oficiais como referência. Será o primeiro reajuste desde o início da operação do sistema pela atual empresa, em meados de 2022.
O Secretário explicou que o sistema funciona como prestação e serviço e não como concessão, como era antigamente. A Prefeitura repassa um valor mensal para a empresa independente do valor.
Outro ajuste do Estacionamento envolve o transporte coletivo no Plano Municipal de Transporte Coletivo está determinado no Decreto nº. 15.261/2021, que regulamenta o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago) prevendo que o eventual superávit do estacionamento rotativo será empregado para subsidiar o transporte coletivo.