A Schützenfest traz em sua programação atrativos para o público em geral, de todas as idades. Famílias inteiras prestigiam o evento que tem em sua essência a confraternização e o resgate das tradições germânicas. Um dos cuidados da Comissão Central Organizadora é manter o ambiente da festa seguro e cada vez mais familiar. Por isso, a atenção especial quanto às regras para a entrada e permanência de menores no Parque Municipal de Eventos. “Milhares de pessoas circulam pela Schützenfest e a presença de crianças e menores de idade é bastante expressiva, por isso, temos que manter as regras rigorosas, tanto para entrada, quanto para a permanência dos menores na festa”, explica o presidente da CCO, Alcides Pavanello.
Confira as regras para entrada na Schützenfest
– Crianças e adolescentes (até os 16 anos), acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais, devem apresentar documento com foto. Os acompanhantes também devem apresentar os documentos pessoais;
– Adolescentes de 16 e 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais, devem apresentar documento pessoal com foto;
Ao entrar pela portaria do Parque Municipal de Eventos o menor e seu responsável são direcionados a um espaço lateral para efetuar o cadastro. Lá, após a apresentação de documentos com foto, ambos ganharão uma fita de identificação. No momento de saída da festa, a equipe da portaria verifica a numeração das fitas antes de liberar os visitantes.
Crianças com parentes ou conhecidos
– Crianças/adolescentes com idade até 16 anos que estiverem acompanhados de pessoas maiores de idade da sua relação parental ou pessoal (bisavós, avós, irmãos, tios, primos, madrasta, padrasto, cunhado ou conhecidos), devem apresentar a Declaração de Parentesco Colateral e/ou Afinidade preenchida e assinada + documento pessoal com foto. Os acompanhantes também devem apresentar os documentos pessoais.
Proibição da venda de bebida alcoólica para menores
Outra questão acompanhada de perto pela CCO, diz respeito à proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, que também é considerada crime. “Temos vários cartazes espalhados pelo Parque Municipal de Eventos reforçando esta proibição. E estamos sempre de olho, num trabalho em parceria com as Polícias Civil e Militar para coibir qualquer atitude que contrarie as leis”, alerta Pavanello.
A Comissão Central Organizadora lembra que além das forças de segurança presentes na Schützenfest, os visitantes também têm papel fundamental na manutenção da ordem durante a festa, denunciando situações que são inadequadas ou que contrariem as regras.