Dois homens foram presos no sábado (09), durante a Schutzenfest, por apologia ao nazismo. Policiais Civis que estavam trabalhando no evento receberam a informação de populares e rapidamente conseguiram identificar e efetuar a prisão. A dupla foi levada para a Central Regional de Plantão de Policial de Jaraguá do Sul. Cada um dos homens tinha fixado em seu chapéu típico, um broche contendo cruz suástica nazista.
Na delegacia, os homens disseram ao Delegado Leandro Lopes, que desconheciam o símbolo nazista e que não tinham a intenção de promover tal símbolo. Mesmo assim, foi lavrado o flagrante e os homens foram mantidos presos com base na Lei 7.716 de 89, em seu parágrafo 1º do Art. 20.
Lopes destacou que qualquer pessoa pode fazer denúncias anônimas para Polícia Civil através do Disque denúncia: 181 ou WhatsApp/Telegram: (48) 98844-001.
LEI 7.716/1989
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
NOTA DA CCO
Na noite de domingo, a Comissão Central Organizadora da festa emitiu uma Nota Oficial repudiando o comportamento dos homens presos e salientando que o caso isolado não reflete o ambiente de integração e familiar do evento. Veja abaixo a nota na íntegra:
“O Município de Jaraguá do Sul e a Comissão Central Organizadora da 34ª Schützenfest vêm por meio desta nota, manifestar total repúdio ao lamentável fato ocorrido neste sábado (9), no Parque Municipal de Eventos, onde duas pessoas foram flagradas e devidamente detidas pelas forças de segurança, com símbolos nazistas em suas vestimentas.
Ao lamentamos tal atitude, reiteramos, que a Schützenfest é uma festa familiar, que traz em sua essência o respeito e a integração harmoniosa entre as pessoas. Exemplo disso, foi a atitude dos próprios frequentadores da festa que, rapidamente, levaram o fato ao conhecimento das autoridades.
Parabenizamos as Policias Militar e Civil pela rápida ação. Frisamos que este fato isolado, em nada, representa a história da Schützenfest e do trabalho de centenas de voluntários que se dedicam o ano inteiro para entregar uma festa bonita, de ambiente agradável e que busca manter viva a cultura e as tradições germânicas.
Ao público da Schützenfest e a população de Jaraguá do Sul, afirmamos: Todo e qualquer ato que promova o ódio ou o desrespeito, será coibido e levado às autoridades competentes. Somos um povo acolhedor, solidário, de pessoas trabalhadoras e que prezam pela harmonia”.
Delegado Leandro Lopes