O homem acusado de matar um adolescente de 17 anos com uma facada no Centro de Florianópolis foi sentenciado a 27 anos de prisão, em regime fechado, nesta quinta-feira (7), exatamente um ano após o crime. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) informou que ele não poderá recorrer em liberdade.
O assassinato ocorreu na noite de 7 de novembro de 2023, no Largo da Alfândega, uma área turística da cidade. A vítima, estudante do Instituto Estadual de Educação (IEE), estava na região com uma amiga e um amigo, jogando bola, após sair da escola.
O réu, que estava em situação de rua, teria feito insinuações de caráter sexual à garota, e o adolescente se envolveu em uma discussão com ele para defendê-la. Após a briga, os amigos da vítima se retiraram do local, e o homem esperou o adolescente ficar sozinho para atacá-lo com uma facada no peito. O jovem foi socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Depois do crime, o acusado fugiu, mas foi encontrado pela Delegacia de Homicídios na Avenida Hercílio Luz, com a faca utilizada no ataque. Ele resistiu à prisão, mas foi detido e levado à delegacia. A agressão foi registrada por câmeras de segurança.
O réu foi condenado por homicídio duplamente qualificado. Além disso, ele possui outras cinco condenações anteriores, incluindo crimes como maus-tratos a animais, roubo, furto qualificado (duas vezes), furto qualificado, desobediência e falsidade ideológica. Na ocasião do assassinato, ele estava em liberdade há menos de um mês.