Numa noite de sábado, em 2011, na Rua Dona Matilde na Vila Lalau, o motoboy Edenilson Roberto Floriani, trabalhava entregando pizza e foi atingido lateralmente por um veículo que invadiu via preferencial, onde ele estava, o arremessando para longe da moto e provocando ferimentos graves. Como consequência, perdeu 85% do movimento do joelho e 15% no movimento quadril.
Após o acidente, se mudou para Joinville onde começou o tratamento que não conseguiu reverter totalmente os seus movimentos normais.
Em entrevista hoje na RBN, direto de Paris, Edenilson declarou que tinha dificuldades para se aceitar como deficiente e a prática do esporte lhe trouxe alívio e motivação. Com a redução da mobilidade, o até então motoboy, se enquadrou como atleta com deficiência na categoria F42 com redução dos membros inferiores, intensificou os treinamentos e virou atleta representando o Brasil nas duas últimas paralimpíadas, Tókio e Paris.
Edenilson tem 34 anos, é natural de Joinville e está competindo na modalidade de atletismo nas provas de lançamento de dardo e arremesso de peso. A próxima disputa será sábado, às 14h30, horário de Brasilia (20h30, horário de Paris). Edenilson treina diariamente em dois períodos e integra a delegação brasileira com outros nove atletas de Santa Catarina.
(Ouça a entrevista completa no player abaixo)
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL