Por enquanto os únicos sons que podem ser ouvidos no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe são de obras nos pavilhões. Afinal, tudo precisa estar pronto para receber a 33ª edição da Schützenfest. E a contagem regressiva já começou. Este ano, a maior Festa dos Atiradores do Brasil ocorre entre dias 9 e 19 de novembro e trará muitas novidades. Pelo menos é o que garante do diretor de Cultura e coordenador de Infraestrutura do evento, Marcelo Prochnow. “Neste momento, estamos finalizando a parte elétrica dos pavilhões, criando uma estrutura totalmente nova para receber os visitantes deste ano.”
A principal mudança para este ano fica por conta justamente dos estandes de tiro. “O tiro será praticado lá no Estande Olímpico Roland Leopoldo Germano Janssen, construído atrás do pavilhão C (atual Centro de Convivência). A estrutura totalmente nova já está pronta e estamos trabalhando agora na questão dos acessos, inclusive, pela estrada por baixo do pavilhão C”, descreve. “Para isso, foi asfaltado o corredor que passa ao lado deste pavilhão, bem como criado um guarda-corpo para o pessoal poder passar por esta área. Por dentro do pavilhão C. Naquele espaço também teremos atividade para as crianças com mesas, com uma estrutura também para a família toda poder usufruir e compartilhar desse remodelado espaço enquanto outros utilizam o estande.
Outra mudança adiantada por Prochnow diz respeito à tradicional carreta da cervejaria que será colocada onde antes ficavam os estandes de tiro entre os pavilhões A e B.
Souvenirs – Já a loja de souvenirs da festa permanecerá no mesmo local. “Até porque é a parte de entrada da nossa festa”, adiantou o coordenador de Infraestrutura da Schützen. “Essas são as principais mudanças, reformulamos também aquele espaço entre os pavilhões B e o C que atrás do palco, ali com mesas e com uma estrutura maior. Para isso, estamos fabricando mais de 50 mesas nos padrões da festa com mais de 100 bancos. Serão mais de 500 lugares para as pessoas poderem sentar, bem como também aumentando os espaços de mesas inclusive para colocar aquelas menores, dobráveis, de bar. Enfim, vamos criar vários ambientes dentro da própria festa.”
Alimentação – Prochnow explica ainda que as mesas da nova Praça de Alimentação permanecem no Pavilhão B. “Num formato que foi inaugurado ano passado e que é um charme muito especial pra festa”, reitera. O coordenador de infraestrutura da festa explica que os visitantes que passarem entre os pavilhões B e C também terão mais uma praça de alimentação com três cozinhas que estarão instaladas naquele corredor. “Neste local eles terão opções como pretzel, batata recheada e logo na sequência alguns espaços com artesanato.”
Expectativa – O padrão de serviço de estacionamento desta Schützenfest será o mesmo do ano passado. “Aquele estacionamento antes do Parque de Eventos à direita (Walter Marquardt sentido Barra do Rio Cerro) será liberado ao frequentador da festa de forma gratuita. Por isso, estamos também modificando lá. Fizemos mais um grande portão. Desta forma, o acesso não vai se dar mais pela rua principal e sim, pela rua lateral”, resumiu.
Na reta final dos preparativos para mais uma Schützenfest, Marcelo Prochnow também falou da importância do evento para manter viva as tradições dos primeiros colonos alemães que chegaram ao Município. “A gente já vivencia essa festa há tantos anos. Mais de 20 anos em sociedade e também junto a Comissão Central Organizadora (CCO). Acredito que aquilo que foi feito lá do início de 2013, a germanização da festa, a mudança para novembro, todos os contextos que foram criados contribuíram para o crescimento da festa. No passado mais de 140 mil pessoas passaram aqui pelos pavilhões e creio que esse ano iremos ultrapassar o patamar de 150 mil visitantes”, projetou.