Vários motoboys estiveram no Programa Plantão do Meio-dia, na sexta-feira, 09, para fazer um desabafo sobre as dificuldades que estão enfrentando na entrega de produtos pelo Ifood.
Segundo eles, o aplicativo paga valores diferenciados por cidades e estados. Na região de Jaraguá e Joinville, os trabalhadores não ganham taxas extras nos dias de chuva e frio, como recebem entregadores de outras regiões do Brasil.
Eles também exigem valores diferenciados para rotas mais distantes. Em outro protesto, realizado no ano passado, os entregadores reclamavam do pagamento de apenas uma rota por três realizadas. O valor pago é R$ 6,50 sem adicional e bônus promocionais. Eles lembram que algumas cidades como Balneário Camboriú e Barra Velha tiveram valores extras e promoções há alguns dias atrás.
PROTESTO
Para chamar atenção da comunidade e especialmente do Aplicativo Ifood, os motoboys vão deixar de fazer entrega neste domingo pela plataforma. Vavá, um dos porta-vozes do movimento, pediu apoio dos comerciantes e usuários para que façam os pedidos através de contato direto com os estabelecimentos e com os próprios motoboys.
O Departamento de Jornalismo da RBN entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ifood e já obteve um retorno. A empresa está analisando as reclamações e deve encaminhar, ainda neste fim de semana, uma nota informativa ou explicativa sobre a relação da plataforma com os entregadores, além de responder alguns questionamentos feitos pela reportagem.