O mês de agosto simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno no país, conhecido como “Agosto Dourado”. A cor simboliza o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, conforme o Ministério da Saúde
Em Santa Catarina, 15 bancos de leite humano ajudam a garantir o aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças. Um deles é o Banco de Leite do Hospital Jaraguá, que desde 2017, mantém a Certificação Internacional na categoria Ouro no Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, com premiação de excelência pelos serviços prestados.
O setor faz a coleta, seleção, processamento, armazenamento, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite humano a bebês prematuros ou com patologias internados na UTI Neonatal, UCINCo, UCINCa e demais setores de internação. Também realiza atendimento de orientação, promoção e apoio a todas as mães em processo de amamentação até o desmame.
De acordo com a enfermeira Assistencial do Banco de Leite Humano do Hospital Jaraguá, Laudinéia Lessa, foram 564 litros de leite coletados apenas de janeiro a junho deste ano. Além disso, foram 315 doadoras, e atualmente são em média 40 doadoras ativas.
Este ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre entre 1° e 7 de agosto, traz o tema “Amamentação: Apoie em todas as situações”. O foco é reforçar a importância do aleitamento e suporte a todas as mães, reduzindo as desigualdades e no apoio a grupos vulneráveis.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Principais dúvidas:
Quem pode ser atendida?
Todas as mães em processo de amamentação ou desmame.
Quem pode doar leite?
Toda mulher saudável que estiver amamentando e apresente produção de leite superior às necessidades do seu bebê.
Como doar?
Entre em contato com o Banco de Leite mais próximo e manifeste o desejo de doar. Buscamos leite nas residências das doadoras para facilitar o processo.
Como ocorre a coleta externa?
Realizamos contato semanal com as doadoras via WhatsApp (Grupo de Doadoras) ou por ligação e montamos o roteiro para todas as quartas e quintas-feiras serem realizadas as coletas em Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Guaramirim e Schroeder.
Serviço
Atendimento: diariamente, das 8h às 18h.
Telefone: (47) 3274-3053 ou WhatsApp (47) 99992-6197.
Rua dos Motoristas de 1936, 120 Czerniewicz, Jaraguá do Sul.