INFERNO ASTRAL
Antidio Lunelli e Ademir Isidoro estão vivendo definitivamente um período astrológico nada favorável. Os especialistas na área chamam de inferno astral. É quando tudo dá errado. Mesmo que planejado minuciosamente. Antídio pretendia aprovar o nome de Isidoro na comissão e no plenário no mesmo dia. Pensou no 6 de setembro, véspera do feriado. Não deu certo. Faltou quórum. Ficou pra terça-feira. Não deu certo. Faltou quorum. Deixaram pra quarta-feira e não deu certo de novo. Desta vez havia quorum, mas o governo foi pressionado para que o projeto fosse retirado de pauta.
PRESSÃO I
A mobilização para que o nome de Ademir não fosse aprovado começou com os vereadores Rodrigo Livramento e Jeferson Cardozo. Os dois se mostravam indignados com a possibilidade de nomeação após os apontamentos feitos no relatório da CPI do Samae. Ganharam de imediato o apoio do Deputado Matheus Cadorin, que contrariou Antídio e votou contra a indicação nas comissões.
PRESSÃO II
Fui informado pelo Movimento Centro Esquerda de Jaraguá do Sul que o grupo alertou os deputados do PT, PDT e PSOL na Assembleia para que rejeitassem o nome de Ademir. Uma fonte minha na Assembleia, disse que deputados do PT e PSDB se reuniram com o líder do governo, Mauricio Eskudlark (PL). Depois disso, a pedido dele, o projeto foi retirado de pauta, mas pode voltar na quarta-feira.
CPI DO SAMAE
Jeferson Cardozo (PL) e Rodrigo Livramento (NOVO) estiveram nesta semana no Programa Radar, de quinta-feira (14/09), um dia depois da leitura do relatório na Câmara. Os dois acham que o relatório de Jonathan Reinke (PODEMOS) poderia ter outros encaminhamentos, com mais responsabilização de agentes políticos e aprofundamento nos contratos de publicidade. Agora as mais de 1500 páginas vão para o Ministério Público. Responsabilização, devolução de recursos supostamente desviados e até prisão dos culpados, depende deles.
JEFERSON E LIVRAMENTO NA PREFEITURA
Recebi de um ouvinte a sugestão de que Jeferson e Livramento ou Livramento e Jeferson, formariam uma chapa vencedora para prefeito e vice nas eleições municipais de 2024. Perguntei aos dois e eles desconversaram. Livramento até disse que pensaria na possibilidade ser vice. Jeferson disse que o PL tem outros bons nomes e citou Edson Junkes.
PREFEITO E VICE
Mas o ouvinte tem razão. Não sei se venceriam, mas com certeza teriam muitos votos e dariam dor de cabeça aos adversários. Já disse em outra oportunidade que tanto Livramento como Sirley Shappo se destacaram nesta legislatura com potencial crescimento político, além da Câmara.
EDSON E NINA?
Outros nomes começam a ser ventilados para compor chapas majoritárias nas eleições de 2024. O afastamento do PP da Administração Municipal, empurrou lideranças do partido para o PL, de Edson Junkes, o que poderia provocar uma dobradinha de Edson com Nina de vice. Está aí outra dupla que daria muita dor de cabeça aos adversários.
CORTE RÁPIDO
Já o prefeito Jair Franzner (MDB), continua se esforçando para ganhar visibilidade. Na última Stamtish, dançou, bebeu e até brincou com uma faca, na tentativa de colar seu nome a Bolsonaro e ganhar a simpatia do expressivo número de eleitores do ex-presidente. Por outro lado, o partido também quebra a cabeça para achar um vice que não seja do mesmo grupo, e que, se possível, enfraqueça eventual coligação adversária. O PP está fora dos planos. Quem sabe o PL? Edson me disse que não quer ser vice de ninguém. Restariam os nomes de Jeferson Cardozo (pouco provável) e Moacir Bertoldi, ex-prefeito, ex-vice prefeito e atual presidente do partido.
FRENTE DE ESQUERDA
A Frente de Esquerda já anunciou o nome de Ronaldo Raulino, do PDT. Mas nesse encontro estavam apenas PDT e PSB. Não estavam PT e PSOL. A esquerda sempre teve muitas divergências internas. A aproximação de todos é possível, mas não está garantida.
DIETER JANSSEN
Ouvintes questionaram esta semana porque apenas Antidio poderia ser responsabilizado na CPI do Samae, se Ademir Isidoro havia sido indicado, como presidente, ainda na gestão do ex-prefeito Dieter Janssen? Eu explico. Primeiro, porque apenas contratos mais recentes foram investigados. E segundo, não existe nenhuma comprovação, apesar de possível responsabilização, de eventual relação ou participação de presidentes em supostos casos de irregularidades cometidos por servidores. Nem Antídio e nem Dieter foram apontados pelo Relator.
PRÉDIO DA CÂMARA
A PM publicou ontem (13/09) no site do 12º Comando Regional que a antiga sede da Câmara de Vereadores vai se transformar na Central Regional de Vídeo Monitoramento. De acordo com a notícia, o assunto foi discutido em reunião com os prefeitos na Amvali. Até então, o que se sabia era que o local sediaria a Central Regional de Emergências (190). A PM espera ajuda financeira da comunidade e dos municípios para a implantação do projeto.
POLÊMICA DO PRÉDIO
O anúncio da Central de Vídeo Monitoramento vem logo depois de uma reportagem de bastante repercussão da RBN, mostrando que o prédio está abandonado desde a assinatura da sessão, há quase dois anos, em novembro de 2021. Na época, se preparando para a campanha de Governador, o ex-prefeito Antídio foi contestado ao fazer a “doação” ao Governo do Estado, de Carlos Moisés, que também se preparava para a campanha de reeleição.
APOIO
A RBN sempre foi uma constante apoiadora da PM. Tanto é, que tem sido a rádio que mais cobra, se não a única, pelo aumento do efetivo policial na região do batalhão. Os números atuais estão aquém de patamares já alcançados há 10, 15 ou 20 anos. Urgentemente, a RBN entende que o aumento de policiais nas ruas é prioridade. Tecnologia é importante. Mas nada substitui a ação humana, com presença policial nas ruas, inibindo a circulação da bandidagem e possibilitando, até pela visibilidade, uma sensação maior de segurança para a sociedade.
ALUGUEL
Sem prédio próprio, depois da doação do imóvel quase em frente ao terminal urbano e INSS, a Prefeitura vai pagar 20 mil reais mensais de aluguel após reforma de 332 mil reais numa sala ao lado do Banco do Brasil para implantar a Farmácia Básica.